Olá galera, nesta postagem vou ensinar vocês a realizarem a divisão de orquídeas sem causar danos a sua planta. Abaixo temos os passos:
Primeiramente, escolha a planta a ser dividida. Obs: escolha uma planta com no mínimo 6 bulbos e que de preferência já tenha um broto novo saindo ou que a planta já esteja com os bulbos enraizados fora do vazo. O caso da planta abaixo é ideal para divisão, pois apresenta várias frentes e seus bulbos encontram-se fora do enquadramento do vaso, como pode ser observado.
imagem meramente ilustrativa
fonte: google.
Após a seleção da planta a ser dividida, devemos escolher uma ferramenta que pode ser uma tesoura ou alicate de poda, seguidamente a sua escolha flambe ela no fogo para eliminar fungos e bactérias que podem prejudicar o desenvolvimento de sua planta.
imagem meramente ilustrativa.
fonte: google.
Terminado a esterilização, pegue o recipiente com a planta selecionada, defina a frente a ser retirada do vaso, conte 3 bulbos ( sem contar o novo broto) e corte entre os rizomas.
imagem meramente ilustrativa.
fonte: google.
imagem meramente ilustrativa.
fonte: google.
Retire a frente cuidadosamente, sem realizar a remoção de toda a planta do vazo. Esse método facilita a restauração mais rápida da planta que ficara no antigo vaso, uma vez que ela já encontra-se enraizada e adaptada ao ambiente.
Preparação Do Vaso
Existem várias formas de preparação de substrato para orquídeas, alguns exemplos abaixo:
Carvão vegetal;
Casca de pinus ;
Casca de peróba triturada;
Esfagno;
Brita;
Pedaços de Isopor;
Fibra de coco.
A forma mais tradicional é colocar no fundo do vaso um substrato poroso (geralmente brita ou isopor), para a drenagem do excesso de água e depois acrescentar uma mistura de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno para manter a umidade do vaso sobre a planta, lembrando que não se deve soterrar os rizomas.
imagem meramente ilustrativa.
fonte: google.
Modo de preparo
Coloque em um vazo de 3 a 5 cm de pedra brita ou isopor, acrescente um camada de pinos, realoque a nova muda sobre o substrato, colocando a frente para o meio do vaso e depois acrescente a mistura de carvão, pinus e esfagno sobre as raízes da orquídea. Caso necessite fique uma estaca e amarre a planta nela até que ela crie novas raízes para fixar-se no substrato.
imagens meramente ilustrativas.
fonte: google.
Por fim, encontre em seu orquideário um local iluminado para coloca-lá e regue constantemente de acordo com a umidade de sua região, logo verá o surgimento de novas raízes em sua nova muda.
Comentários
Postar um comentário