Como devo regar minhas orquídeas
Muitas espécies de orquídeas precisam de uma rega perene, ou seja, constante, enquanto que outras não são adaptas a umidade, isso se deve basicamente as características climáticas em que cada espécies desenvolveu ao logo do tempo.
Dentro de uma mesmo gênero podemos encontrar plantas adaptadas a mais ou menos umidade, sendo assim, devemos levar em consideração as características fisionômicas de cada planta, isso se faz por meio um levantamento e estudo das espécies, como local de habitat em que cada uma é encontrada (ex: cerrado, caatinga, mata atlântica, etc.).
Então diante do que foi falado acima, como devemos proceder com a rega? Basicamente devemos estabelecer um critério a ser seguido de acordo com o substrato e fisionomia das plantas. Desta forma, todas as plantas que possuem grande porosidade nos vasos deve ser agrupadas e o mesmo se faz com as demais, de acordo com o substrato e o nível de porosidade, feito isso, os substratos mais porosos que usam casca de pinus, brita, ou isopor devem ser molhadas uma vez na semana, dependendo das condições climáticas momentâneas, por exemplo se está muito calor e seco. Se observar ainda que durante o período entre regas as raízes das plantas estão totalmente esbranquiçadas pode-se molhar 2 a 3 vezes por semana, cuidado para que não haja umidade em excesso, como no caso das cattleyas que podem desenvolver podridão negra. Já as plantas que possuem substrato menos poroso regar 1 vez a cada 10 dias cuidando sempre com o excesso de umidade. No mais, entre os intervalos deve-se borrifar um jato de água (em fumaça) sobre elas, todo fim de tarde caso o clima esteja seco e quente.
As espécies mini com as Sophronitis, pleurothallis e outras precisam de umidade extra, ou seja necessitam sempre concentrarem umidade (não encharcar).
Vale lembrar de que muitas das orquídeas só florescem sobre stress, que geralmente está ligado a falta de água, então observe que se elas não estão florescendo pode ser devido o excesso de água, mas a luminosidade e a adubação também são fatores determinantes, por isso fique atendo.
Comentários
Postar um comentário