Esse dias uma colega de trabalho me perguntou: o que ela deveria fazer para suas orquídeas florescerem?
![]() |
Cattleya percivaliana 'Albert's' |
Parei e pensei um pouco e me refiz a pergunta, então antes de dar a resposta comecei a interrogá-la sobre as questões naturais de suas orquídeas, pois o habitat que elas se encontram é extremamente determinante na floração, bem como outros fatores. Seguindo este raciocínio elenquei algumas situações que podem interferir na florada da maioria das espécies de orquídeas:
Luminosidade
A luminosidade é a quantidade de energia que um corpo irradia (Wikipédia). As orquídeas não irradiam energia (luz) mas, necessitam dela para seu desenvolvimento, principalmente para a realização da fotossíntese. Entretanto algumas plantas necessitam de mais, outras de menos energia, isso porque cada planta é encontrada em um bioma ou ecossistema diferente, onde a radiação pode ser maior ou menor dependendo da proximidade do ambiente com a linha do Equador (região central da Terra, onde os raios solares atingem o planeta mais perpendicularmente). Para resolver esse problema os grandes orquidários realocam as orquídeas em grupos de espécimes, onde aquelas que recebem mais energia ficam em um local e as que necessitam de menas energia em outro.
Para resolver o problema da quantidade de energia que sua planta necessita é necessário primeiramente conhecer de que bioma ela é nativa, depois disso você poderá utilizar mais ou menos sombreamento. De forma geral, as plantas de regiões quentes necessitam de mais luminosidade podendo variar de 60 a 80% (ex: a maiorias das cattleyas e seus hibridos) e as plantas de ambientes mais sombrios devem ficar menos expostas a luz solar, em um local com sombreamento 50% de luz como exemplo temos, as Agraecum, Aerangis, Bulbophyluns, etc. (claro que não podemos generalizar todas as plantas destes gêneros, mas de modo geral essas precisam de menas luminosidade para florir).
Se você ainda tem dúvida em que sombreamento deixar, sugiro que utilize um sombreamento de 50% de luminosidade, ou seja, deixe ela receber mais luz do que menos, pois a luz em excesso pode ser menos prejudicial a sua planta do que o sombreamento. Isso não quer dizer que você deve colocá-la em sol direto, o sol direto pode queimar as folhas de sua planta e levá-la a morte.
Adubação
Comentários
Postar um comentário