![]() |
Fonte:Orquídeas Encanto e paixão |
Baptistonia cornigera, corresponde ao antigo Oncidium cornigerum, publicado por Lindley em 1833 e sinonimizado com Oncidium fimbriatum, que havia sido publicado elo próprio Lindley um ano antes, e cuja descrição apresentava mínimas diferenças para com a descrição de Oncidium cornigerum; daí a posterior sinonimização das duas espécies.
Conhecida popularmente por “Oncidium cabeça-de-touro, a Baptistonia cornigera é originária de matas sombrias e úmidas da Serra do Mar, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, incluindo ainda o Paraguai e norte da Argentina, sempre em altitudes entre o nível do mar e 1200 metros.
Trata-se de uma planta de crescimento simpodial e médio porte. Possui rizoma curto com raízes finas e velamentosas. Os pseudobulbos apresentam seção transversal circular, normalmente são monofoliados (podendo ter 2 ou até 3 folhas em alguns casos), alongados e fusiformes, com a característica forma que lhe dá o conhecido apelido de “charutinho”. Em termos dimensionais podem chegar a 14cm de comprimento por 6cm de diâmetro. Inicialmente são lisos, tornando-se enrugados quando velhos.
![]() |
Fonte: Orquideas Gaúchas |
As folhas são coriáceas podendo chegar a 20cm de comprimento. A inflorescência é magnífica: haste pendente e ramificada que pode chegar a 50cm de comprimento, suportando normalmente entre 50 e 100 flores de aproximadamente 2cm de diâmetro.
As flores são predominantemente amarelas com máculas marrons, em grande variação da pigmentação, incluindo desde flores totalmente amarelas a exemplares de flores em que as máculas marrons praticamente cobrem o fundo amarelo.
Fonte:
Disponível em: https://orquideasjph.wordpress.com/2017/12/10/baptistonia-cornigera/
Vídeo: Arquivo Pessoal, filmado no sítio de minha mãe no dia 25/11/2018.
Disponível em: http://www.orquideasgauchas.net/P_desc_especie.php?cod_especie=61&especie=Baptistonia%20cornigera
Comentários
Postar um comentário