O canal Orquifanáticos preparou para você uma matéria incrível ensinando os passos para uma pessoa tornar-se um bom orquidófilo, confira.
1 - Ser paciente
2 - Dedicação
Dedicação é uma regra e não uma exceção no cultivo de orquídeas, pois é necessário dedicar tempo de nosso dia a dia para que elas se transformem nas plantas que invejamos e desejamos.
3 - Observação

Um bom orquidófilo é observador, analisa o todo e tudo: espaço, umidade, iluminação, ventilação, temperatura, etc. Cuida dos mínimos detalhes, faz cuidado simples mas, que no futuro irão garantir o desenvolvimento ideal para cada planta. A observação torna o orquidófilo detalhista, sistêmico e arrojado, permite a ele ser sensível a tudo, diria sem demagogia que é sexto sentido de um bom orquidófilo.
4 - Pesquisar/estudar
Para ser um orquidófilo nota 10 é imprescindível estudar, pesquisar, aprender todo dia um pouco mais, a leitura garante ao orquidófilo subsidio ao conhecimento técnico-cientifico- informacional, o possibilita uma holística diferenciada, que discerne um orquidófilo de um amador. O orquidófilo pesquisador entende a história de cada planta, conhece as características de habitat, morfologia e cultivo garantindo estar um passo à frente no requisito de um bom orquidófilo.
5 - Participar de grupos
Por que participar de grupos? Muito se aprende com estudo, pesquisa e experimentação, mas a troca o diálogo com outros garante ao orquidófilo um requinte a mais de conhecimento e experiência, da qual ele pode ainda não ter adquirido e se por ventura ele já tenha domínio do assunto, poderá compartilhar suas experiências. Um bom orquidófilo não é egoísta, não detém o conhecimento só para ti (embora haja muitos que preferente isso), ele não escusa, não exista, sabe que seu conhecimento, sua práxis pode garantir ao outro aprimorar suas técnicas de cultivo.
Por fim, a amizade com demais orquidófilo permite conhecimento de novas plantas, novos problemas e novas soluções é uma pista de mão dupla, onde a uma troca mútua.
6 - Organização
7 - Criar um ambiente adequado
Muitos devem estar pensando, como assim? O espaço já existe é só colocar as plantas! Verdade, muitas vezes já possuímos um espaço adequando, mas sempre à alguns ajustes a ser feito, com relação a luminosidade, temperatura, umidade, ventilação, bancadas, etc. então por mais perfeito que seja seu espaço para algumas espécies, não será para todas, a menos que você crie o local para cada uma delas. Por isso, é importante planejar.
8 - Especialização
Uma coisa importante é saber que não dá para abraçar o mundo e no mundo da orquidofilia é exatamente assim. Geralmente, quando começamos a cultivar orquídeas não seguimos nenhum critério, apenas acumulamos o máximo que conseguimos, sem muito conhecimento ou técnica e infelizmente transformamos elas em ratinhos de laboratório, fazendo testes e mais testes de cultivo, seguimos dicas erradas e acabamos matando grande partes delas.
Muitos de nós desiste logo no começo, dizendo que é muito difícil seu cultivo. Quem persiste, com o tempo aprende que além de muitas outras coisas é necessário especializar-se, cultivar aquilo que vai bem em nosso lugar. Aprende que dinheiro não se rasga e que cada planta tem uma exigência especifica e que as vezes por mais que a queiramos cultivar, ela não será para nós, por uma série de fatores.
9 – Aprender com erros
Cada erro que cometemos nos cuidados de nossas orquídeas fica gravado em nossa mente e partir dele traçamos um novo plano para evitar sua recorrência. Por fim, não tenha medo de errar, mas também não persista no erro.
Comentários
Postar um comentário