QUANDO DIVIDIR OU TIRAR MUDA DA MINHA ORQUÍDEA?
Muitas pessoas me fazem esta pergunta, o sonho de todo colecionador é multiplicar sua coleção, porém, deve-se observar algumas situações antes de realizar a divisão da planta. Normalmente optamos por dividir a planta quando ela já está saindo pra fora do vaso ou simplesmente para multiplicar nossa coleção. Sendo assim, segue abaixo algumas orientações:
1° PASSO: Para facilitar a divisão e o manejo da planta deve-se antes de iniciar todo este processo molhar bem a planta e raízes, pois assim elas ficam mais maleáveis e evita que se quebrem.
2° PASSO: Antes de realizar o corte, devemos verificar se a planta está emitindo "Novos" brotos e raízes novas, isso percebe-se pela ponta verde das raízes. Sendo estas condições claras, vamos para o próximo passo.
3° PASSO: Para realizar o corte podemos usar uma lâmina tipo "Estilete" ou uma faca comum, esta deve ser esterilizada sendo flambada em uma chama de maçarico ou fogão convencional, este processo é importante ser realizado para eliminar todo e quaisquer tipos de fungos e/ou bactérias que estejam na lâmina, isso evitará que a planta seja contaminada e pegue algum tipo de doença.
4° PASSO: Devo ressaltar que a nova muda deverá conter no mínimo 03 bulbos e novas raízes, sendo esta com 02 bulbos adultos e 01 que está em formação + novas raízes. No entanto, eu particularmente prefiro dividir a planta mantendo 4 bulbos, sendo 03 bulbos adultos e 01 em formação + novas raízes, isso facilita o desenvolvimento da planta.
5° PASSO: Após ter realizado o corte e certificando que a planta está nas condições acima citadas basta realizar o plantio no novo vaso.
Comentários
Postar um comentário