Devido sua grande variedade de tons foram desenvolvidos alguns padrões que permitem a identificação. As orquídeas de grande porte como (Cattleyas) podem ter desde os tons mais suave como o branco(albo) até os mais intenso (tipo).
Logo abaixo elencamos alguns dos tons mais conhecidos no mundo destas plantas:
Alba -Termo que define as plantas onde todos os segmentos são totalmente brancos, sendo o labelo tingido por tons de amarelo, desde claro até bem escuro.
Coeruleo - Este termo define o que consideramos azul, sendo que o labelo apresenta a mesma cor mais escura.
Coerulense - As flores apresentam tons azulados em suas pétalas e sépalas, sendo o labelo levemente mais escuro do que os outros segmentos.
Concolor - Flores de coloração uniforme, desde o lilás bem claro até bem escuro. A garganta e o lábio apresentam tons amarelos.
Semi -Alba - Pétalas e sépalas brancas, labelo com tons lilás no ápice e amarelo no interior do tubo.
Aquinii - Flores apresentando pétalas e sépalas de colorido variado, labelo acompanhando essa coloração básica, mas com uma mácula em forma de estria, flameado, splash na ponta das pétalas.
Tipo -Planta onde as flores apresentam todos os segmentos de cor magenta, lilás, róseo e todas as gamas do roxo.
Amoena -Pétalas e sépalas branco puro, mas labelo apresentando na fauce tons róseo / carneo.
Amesiana - Pétalas e sépalas brancas, com suaves sopros róseo, sendo o labelo também neste tom com o fauce róseo calra com o interior da garganta amarelado.
Essencialmente esses termos determinam a maioria das multiplicidades de cor encontrado nas flores de orquidáceas de grande porte.
Fonte: CAOB
Comentários
Postar um comentário