Pular para o conteúdo principal

Sophronitis: sua história -REVISAR

A história das Sophronitis em nosso país é tão obscura como um buraco negro, isso por que as grandes referências destas plantas morreram e infelizmente não deixaram muitas das informações sobre elas. Então este material está sendo elaborado em grande parte por informações indiretas sobre aqueles que conviveram ou que conhecem a história dos grandes pioneiros no ramo da orquidofilia "Sophronitensis". Vale ressaltar que embora muitos dos pioneiros tenham morrido, ainda existem alguns grandes magos da orquidofilia "sophronitensis" que estão vivo como é o caso do Sr. Wladislau que está contribuindo para a elaboração deste material inédito em nosso país e acredito no mundo.
 Pelo que se sabe, o gênero Sophronitis foi proposto por John Lindley em Botanical Register; 14: sub t. 1147, em 1828, quando descreveu sua espécie tipo, a Sophronitis cernua, coletada pela primeira vez por William Harrison, em árvores no Bairro do Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.

Aqui relacionadas conforme sua classificação tradicional 
- Sophronitis acuensis Fowlie (*) 
• Sophronitis alagoensis V.P.Castro & Chiron (*) 
• Sophronitis bicolor F.E.L.Miranda (*) 
• Sophronitis brevipedunculata (Cogn.) Fowlie 
• Sophronitis cernua (Lindl.) Lindl 
• Sophronitis coccinea (Lindl.) Rchb.f. 
o Sophronia coccinea (Lindl.) Kuntze 
o Sophronitis grandiflora Lindl. 
o Sophronitis militaris Rchb.f. 
• Sophronitis mantiqueirae (Fowlie) Fowlie 
• Sophronitis pygmaea (Pabst) Withner 
• Sophronitis wittigiana Barb. Rodr. (*) 
o Sophronitis rosea Hort. ex. Gasting 


- Ligada a imigração de europeus e japoneses

- Reis na historia das sophronitis Iwashita (Cotia SP)  e Sumio Nakashima vivo (Sao Bernanrdo) (aposentou e fechou o orquidário)
- Gilberto Terbalry (USP) revista orquidário - violácea alba (S. amarela rosada) 
- Iwashita possui Sp de todas as variedades;
- Plantas do gênero coccínea só dão aqui no Brasil;

- Érico de Freitas Machado papa da sop witigiana (alba, albenses, rubra) s. pygmaea borboleta
- Sávio caliman
- Wladislau (AWZ) + coleção do Brasil (talvez)

As Referências na História das Sophronitis:
H. Iwashita
Sumio Nakashima               (Esses dois principalmente com relação a S. coccinea)
Waldir Enderf.       (Referência da S. cernua e da S. coccinea)
Érico de Freitas Machado (Referência da S. Wittigiana e da S. pygmaea)

Waldyr Fochi Endsfeldz (Pirassununga7 de junho de 1925 - Vinhedo15 de outubro de 2005) foi um orquidófilo brasileiro.
Endsfeldz foi editor da revista mensal "O Mundo das Orquídeas", da "Editora On Line", de circulação nacional e um dos fundadores da "CAO-VIVA"Clube dos Amigos da Orquídea de Vinhedo-Valinhos. Durante oito anos manteve uma coluna sobre orquídeas no jornal Folha de S.Paulo e colaborou com Guido Pabst na edição de seu livro Orchidaceae Brasiliensis.
Foi um grande entusiasta das orquídeas, andava sempre em busca de novas espécies. Foi descobridor de seis novas espécies ou variedades brasileiras, até então desconhecidas, das quais uma leva seu nome, a Hoffmannseggella endsfeldzii. Cultivou orquídeas por mais de 50 anos e possuía uma coleção de mais de duas mil orquídeas em seu sítio.

Artigos:
Contribution to a Further Clarification of the Genus Sophronitis, Including the Elevation to Full Specific Status Two Previously Described Varieties, A ( Fowlie, J. A.)
Contribution to a Monographic Revision of the Genus Sophronitis Lindl., A (Fowlie, J. A.)
Difficult Species: A Trip Through South America with Hints on the Culture of Sophronitis (Birk, Lance)
Influence of Sophronitis coccinea in Cattleya Alliance Hybridizing, The (Hetherington, Ernest)
Newly Found Organ Mountain Habitat of Sophronitis mantiqueirae, A (Duveen, Denis I.)
Sophronitis coccinea (Fowlie, J. A.)
Sophronitis coccinea in Its Natural Habitat, The (Pessoa, Alvaro)
Suffering" Sophronitis (Spencer, Ralph)
With Ghillany in Brazil: Part IX. A New Sophronitis from Pico de Açu, Sophronitis acuensis (Fowlie, J. A.)

Fontes:
Disponível em : https://pt.wikipedia.org/wiki/Waldyr_Fochi_Endsfeldz Acesso: 09 de março de 2017.
Disponível em: https://www.facebook.com/orquidariomariabonita.com.br/posts/1096379737144435 Acesso 09 de março de 2017.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cattleya#Grupo_Sophronitis

Colaboradores:
Daniel Assis
Cheisder Orchids
Eneri Casagrande

Yoshio Sano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sophronitis Wittigiana Alba

Quando me deparei com a existência da Sophronitis wittigiana alba pensei, que loucura, isso não pode ser realidade, não dá para acreditar que essa planta existe. Desde que comecei colecionar a primeira sophronitis me apaixonei pelo gênero, e muitas vezes pensei se existiria uma alba e ainda, se eu conseguisse descobri-la qual seria a emoção? Qual seria a reação do mundo orquidófilo ao saber desta nova planta? Dentre tantas variedades de forma, tamanho, cor (...), dentro de 8 espécies do gênero, será que teria espaço para uma branca? Será que ela realmente poderia existir? E se existisse como seria? Em qual espécie seria encontrada? Imaginei que a mais propensa a uma alba fosse a coccínea, mas estive errado...pois, não levei em consideração as tonalidades e sim a grande variedade de subespécie do grupo. Mesmo assim, o erro é o de menos. O fato é que depois de mais de três décadas da descoberta eu "descobri" que existe uma alba e é até então pelo que sabe-se a única do gênero, ...

Sophronitis - Definição

Etimologia Este gênero foi estabelecido por Lindley, sua etimologia vem do Grego onde Sophron - castos, modesto, pequeno. Este gênero possui 9 espécies e tem como características o fato de ter seu porte pequeno, os pseudobulbos agrupados, o labelo séssil, pequenas asas nas lateria da estigmática e a coluna pequena com 8 políneas. O colorido de suas flores é predominantemente vermelho e suas variedades podem possuir as tonalidades rosa, amarelo, vermelho intenso e alba. A última de forma rara.  Embora não seja um gênero muito extenso em variedades, suas cores, tamanho, forma e delicadeza atraíram o desejo de muitos colecionadores e hibridizadores.  Atualmente ela é muito utilizada para formar belos híbridos entre eles destacam-se os: Sl (Sophronitis x laelia); Slc (Sophronitis x laelia  x cattleya  ) Sc (Sophronitis x cattleya) Abaixo estão catalogadas as espécies deste gênero: Sophronitis acuensis Nome comum do Açu Sophronitis Tamanho da flor 1 "[2.5 cm] Encontrado ...

Sophronitis coccinea var. borboleta

A sophronitis coccinea tinha uma variedade classificada em 1909 com o nome errado de ‘barboleta’, no lugar de borboleta, planta que foi encontrada na Serra do Mar, próxima a cidade de Piedade e que era vermelha, com pétalas flameadas de amarelo. Sophronitis coccinea var. borboleta Fonte: Cattleya Percivaliana Seu proprietário e descobridor era dos que não dava, não vendiam e nem trocavam plantas. Assim, nenhum corte da mencionada variedade pode cair nas mãos de outro orquidófilo, que poderia tê-la cultivado melhor. Mas o pior aconteceu, como sempre. Depois de pouco tempo a planta morreu e perdeu-se a variedade. Nem fotografias boas da planta apareceram, pois naquela época nem havia fotografias em cores. Em 1971, no mês de setembro, como fazia quase todo final de semana, convidei o finado casal Ernesto e Regina Angener para fazerem uma excursão na serra do Mar, entre Caraguatatuba e Ubatuba. Aprontamos as tralhas e seguimos via Mogi das Cruzes, pela Via Dutra. Passamos por Cocuera, Sale...