Dendrobium tipo nobile
O gênero Dendrobium é muito grande e apresenta florações de diversas maneiras. Algumas espécies apresentam longas hastes florais eretas e com muitas flores distribuídas ao longo das mesmas; Outros apresentam graciosos cachos pendentes; outros ainda apresentam flores isoladas ou em pares, distribuídas ao longo de todo o pseudobulbo, que pode ser ereto ou pendente. É deste ultimo grupo que faz parte o Dendrobium nobile.
No Brasil, temos uma grande variedade de híbridos de Dendrobium nobile.
A planta é composta de pseudobulbos eretos que lembram uma haste de cana que pode atingir setenta centímetros de altura, com folhas saindo de lados alternados, de onde seriam as divisões dos gomos de cana. Possuem uma peculiaridade que é a de na base de cada folha existir uma gema de brotação que pode gerar flores ou novas mudas da planta.
Diferente das maiorias das Orquídeas, grande parte destes Dendrobium não florescem no pseudobulbo mais novo, mas sim no desenvolvido do ano anterior, e normalmente estes pseudobulbos perdem todas as folhas antes de florescer. Existem, entretanto híbridos mais modernos que vêm sendo selecionados por florirem no pseudobulbo do ano e mantendo as folhas, o que confere a estas plantas um visual diferenciado.
Cultivo:
O cultivo destes Dendrobium não é difícil. São plantas que podem ser plantadas em qualquer tipo de vaso ou suporte e com qualquer substrato. Precisam de bastante água durante o desenvolvimento dos novos pseudobulbos, mas as regas devem ser drasticamente reduzidas no Outono para induzir uma boa floração. Quando os botões começarem a se desenvolver, volte a regar a planta normalmente.
Após a floração surgem na base do pseudobulbo os novos brotos que irão florir em um ou dois anos. Nesta época, as plantas devem ser adubadas com um fertilizante balanceado ou ligeiramente nitrogenado. Esta adubação deve ser mantida até meados do verão, quando deve ser substituída por outra mais rica em Fósforo para ajudar a floração.
Devemos ter cuidado para não exagerar em adubações muito nitrogenadas, pois isto pode fazer com que a planta gere brotos em lugar de flores nas gemas existentes nas bases das folhas.
Alias, existem ainda outros fatores que podem induzir uma brotação exagerada em detrimento da floração. Não reduzir a oferta de água no outono é um deles. Manter as plantas em ambientes com pouca luminosidade também pode prejudicar a floração e induzir o aparecimento de brotos.
Estes Dendrobium têm origem em climas mais frios e, portanto em anos com Inverno pouco rigorosos , não costumam florir direito. Não são portanto plantas indicadas para serem cultivadas no litoral.
Quando novos pseudobuldos estão se desenvolvendo ou quando os botões florais estão se formando, a planta se torna mais vulnerável ao ataque de insetos. Portanto, atenção redobrada nestes períodos. Devemos ter também muito cuidados com caracóis e lesmas, que sentem forte atração pelos brotos, botões e flores destes Dendrobium.
Comentários
Postar um comentário