Phalaenopsis
O nome Phalaenopsis, de origem grega, vem da fusão de duas palavras e significa “que se parece com uma borboleta”.
Plantas de origem asiática, os Phalaenopsis costumam apresentar flores muito vistosas e de grande durabilidade, que caíram em pouco tempo no gosto da população brasileira.
Os Phalaenopsis mais antigos apresentavam todas hastes florais únicas, longas e arqueadas, com as flores dispostas simetricamente ao longo da mesma. Este é o tipo de Phalaenopsis é conhecido atualmente como tipo Japonês ou Oriental. Além destes, encontramos atualmente os Phalaenopsis do tipo Holandês ou “Perfilhados”, que apresentam a haste floral ramificada e com flores em maior quantidade dispostas, entretanto sem a mesma simetria dos do tipo oriental.
Encontramos também os chamados Mini Phalaenopsis com flores de cerca de cinco centímetros ou menos, mas com cacheadas que chegam a ostentar algumas dezenas de flores.
Em nosso clima, os Phalaenopsis florescem praticamente o ano todo, tendo, entretanto uma redução da quantidade de flores e de plantas floridas nos meses mais frios. As flores de Phalaenopsis são muito resistentes, chegando a durar quase três meses.
Cultivo:
Os Phalaenopsis são as Orquídeas mais fáceis de serem cultivadas dentro de casa ou mesmo em apartamentos. Por seu tipo de crescimento, entretanto, não é muito fácil retirar uma muda de um Phalaenopsis. É preciso esperar que a planta solte um broto lateral e que este desenvolva raízes próprias para só então separar esta nova plantinha de sua “mãe”.
Se dão muito bem em vasos de plástico com qualquer tipo de substrato, tais como xaxim, fibra de coco, musgo, casca de pinus e outros, desde que guardados os devidos cuidados que se deve ter quanto à rega e periodicidade de troca de cada substrato. Nunca deixe o vaso dentro de um prato com água, pois isto pode provocar o apodrecimento das raízes e matar a planta.
As plantas devem ser mantidas em local bem iluminado, mas não precisam tomar sol direto. Se estiverem em ambiente interno, é melhor que seja mantida próxima de uma janela. Evite ambiente com ar condicionado, pois as plantas podem desidratar e morrer nestes ambientes.
Respondem melhor à adubação química tanto foliar quanto radicular, mas aceitam também adubos orgânicos. São plantas de crescimento rápido e contínuo, e, portanto devem ser adubadas durante todo o ano.
Embora aceitem quase todos os tipos de clima, os Phalaenopsis preferem climas mais quentes, onde se desenvolve melhor e com maior rapidez.
Por possuírem folhas bastante tenras e suculentas, estas plantas são um dos pratos preferidos de lesmas e caracóis, que em uma única noite podem destruir uma planta inteira. Deve-se ter também cuidado ao manusear as plantas, pois por suas características, suas folhas se quebram com facilidade.
Comentários
Postar um comentário