Preparo do esfagno
Primeiro você tem que lavar bem o substrato diversa vezes...no caso o sphagnum em água normal, lave uma 3 vezes e aperte para sair bem a água e depois, na últimas vez coloque canela em pó no substrato e depois enxague.
Depois de enxaguar, aperte bem para sair toda a água, coloque numa vasilha limpa para utilizar depois.
Preparo dos seedlings
Retire o coletivo lentamente do frasco com cuidado para não machucar as raízes e folhas e despeje em uma peneira (escoador), lave em água corrente até sair todo o meio de cultura, tome cuidado com as raízes, não ligar a água com muita pressão para não machucá-las.
Após lava-las separe-as e coloque elas sobre um jornal para secar. Enquanto elas secam vamos preparar o vaso do coletivo.
Preparo do vaso para coletivo
Se o seu vaso tiver mais de 7 cm de fundura você precisa preencher o fundo com uma camada de isopor, nada de pinus...pois ele tem tanino que é prejudicial a planta.
Coloque em caso de vaso profundo isopor no fundo, até ficar uns 4cm da borda do vaso, depois preenche com o musgo deixando 1 cm da borda, após feito a cama de musgo, polvilhe canela em pó por cima.
Depois é só plantar...coloque encima do musgo, mas não enterre as raízes completamente...só um pouco para deixar as plantas em pé se precisar pode usar um pouco do musgo que sobrou para cobri-lás.
Observações
O cuidado essencial, é a rega, não molhe com mangueira ou coisa assim, se você borrifador este é o melhor. Também não deixe tomar sol...deve ficar bem na sombra, mas com ventilação
molhe somente quando achar que está seco...isso pode acontecer algumas vezes por dia, conforme o local, não adube ainda...espere uns dez dias...e o adubo é pra crescimento, 30-10-10 com muito pouco em doses homeopáticas, não adube todo dia que você queima e mata todas...elas precisam primeiro enraizar.
Boa sorte em seu plantio.
Esse é um coletivo meu de Walkerianas
Comentários
Postar um comentário