![]() |
Fonte: Orquidário Orquídea&Cia |
Vamos lá! Seguamos as dicas abaixo:
1º Preparar o local onde vai ser feito o replante com todos os materiais que serão utilizados.
2º Pegar a planta escolhida e mergulhar em um balde com água para que as raízes afrouxem e seja mais fácil retirar a planta do vaso sem machucar as raízes. Deixe a planta imersa na água por 5 minutos.
3º Retire a planta do vaso, afrouxando primeiro as raízes externas com a ajuda de uma faca de serra, após isso, segure com firmeza nos bulbos mais vistosos e comece a mexer de um lado para outro com a planta, até afrouxar a planta do vaso.
4º Retire todo o substrato das raízes em água corrente.
5º Se tiver necessidade, com uma tesoura esterilizada corte as raízes mortas.
6º Com uma escova dental, lave bem o rizoma deixando ele livre de qualquer sujeira.
Após ter lavado bem a planta vamos para a parte do plantio:
7º Escolha o vaso de acordo com o tamanho da planta. Obs: o vaso sempre tem que ser um pouco maior que a planta, para que não haja necessidade de fazer novo replante tão cedo.
8º No vaso adicione cerca de 2 dedos de pedra brita, isopor, argila expandida, ou caco de telha para ajudar na drenagem do vaso e se a planta for grande ajudar a dar peso para o vaso.
9º Nas raízes machucadas adicione canela em pó para evitar contaminação por fungos e bactérias. Após, acomode a planta dentro do vaso, observando para que a traseira da planta encoste na borda do vaso e a frente da planta fique posicionada para o centro do vaso, sempre sobrando espaço para a expansão da planta. OBS: essa dica é muito importante.
10º Agora vamos firmar a planta adicionando o substrato a base de casca de pinus (60%), carvão vegetal (20%) e sfagnum (20%). Observação: Posse misturar pedra brita ou outro material para ajudar a firmar melhor a planta no vaso. Também pode-se usar outros substratos, como casca de macadâmia, por exemplo.
11º Completamos o vaso com o substrato, observando para encobrir apenas as raízes, nunca deve-se ficar enterrado o RIZOMA da orquídea. Ele sempre deve ficar cerca de 2 a 5 cm para cima da borda do vaso.
12º Após o replante, coloque ela posicionada com a frente virada para o LESTE (Nascente).
13º Nos primeiros 3 dias apenas borrife água na planta e na superfície do vaso. Isso para que as lesões causadas pelo replante possam cicatrizar. Após esse período pode molha-la normalmente.
Espero que tenha ajudado. BOA SORTE COM SEU REPLANTE!!!
VÍDEO ENSINANDO O PASSO A PASSO DE COMO REPLANTAR UMA ORQUÍDEA
Comentários
Postar um comentário