Após o replante de uma orquídea, devemos tomar alguns cuidados básicos para que nosso replante tenha a melhor eficiência e a planta possa se restabelecer. Abaixo deixo algumas dicas simples importantes para cultivadores amadores, lembro que nem sempre essas dicas são válidas para orquidários profissionais.
![]() |
Fonte: orquideas.eco.br |
--> Não regar a planta por pelo menos 3 dias seguidos. este tempo garante que as machucaduras causadas pelo replante possam cicatrizar e a planta não venha a ter complicações futuras com fungos ou bactérias. Obs: pode-se vaporizar sobre a planta e o substrato calda de canela durante esses dias.
--> Procure deixar a frente da orquídea virada para o leste (nascente), isso estimula o desenvolvimento adequado da brotação.
--> Passado o período de carência de água, molhar sempre que houver necessidade, cuidando para não deixar o substrato encharcado ou seco demais. Entre uma rega e outra o substrato precisa secar totalmente.
Obs: O substrato seca de fora para dentro, então quando for molhar observar se o substrato interno também está seco, caso não esteja, apenas vaporize água na superfície do vaso e na planta.
--> Adubação: revesar a adubação de manutenção, enraizamento e crescimento, até a planta começar emitir o broto com espata, após isso introduzir semanalmente a adubação de floração.
# Adubos foliares: utilizar semanalmente em dose homeopáticas.
# Adubos sólidos: utilizar a cada 3 meses (para nova adubação retirar com água o excesso de sais minerais do substrato).
Referência da imagem:
https://www.orquideas.eco.br/quando-devo-replantar-minha-orquidea/
Comentários
Postar um comentário